A Vigilância Alimentar e Nutricional SISVAN

A Vigilância Alimentar e Nutricional SISVAN

 

 

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) tem por objetivo realizar a gestão das informações de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN). Trata-se de uma ferramenta para o monitoramento da situação alimentar e nutricional e de apoio aos profissionais de saúde para o diagnóstico local das condições e agravos alimentares e nutricionais, identificando fatores de risco ou proteção para as condições de saúde da população atendida nos serviços de Atenção Básica no Brasil.
A primeira versão do Sisvan, com abrangência nacional e informatizada, foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2004, pautada pela Portaria nº 2.246, de 18 de outubro de 2004. Posteriormente, na tentativa de aperfeiçoar o sistema, foram identificadas as potencialidades, limitações e avanços no estabelecimento de um novo sistema informatizado do Sisvan, culminando no lançamento em 2008 de uma versão do sistema totalmente disponível para acesso pela internet.
O Sisvan está disponível para o registro e a disseminação de informações acerca da avaliação antropométrica e de consumo alimentar da população atendida na Atenção Básica, seja esta criança, adolescente, adulta, idosa ou gestante, independente do sexo, raça/cor, escolaridade ou pertencente a algum povo ou comunidade tradicional.
Considerando o relevante papel do Sisvan como ferramenta no ciclo de gestão e produção do cuidado, conforme apresentado no Marco de Referência da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Básica (Brasil, 2015), em 21 de junho de 2017, foi lançada a versão 3.0 do sistema, disponibilizada com o objetivo de otimizar a integração do Sisvan com o e-SUS Atenção Básica. Assim, este manual foi elaborado com o objetivo de orientar o uso das
funcionalidades da versão 3.0 do Sisvan e foi organizado com a seguinte estrutura:

1 – Aspectos gerais;

2 – Bloco de Cadastro;

3 – Bloco de Registro de Acompanhamento;

4 – Bloco de Vinculações;

5 – Bloco de Relatórios;

6 – Integração do Sisvan com outros sistemas de informação;

7 – Suporte ao Sistema; e

8 – Materiais de apoio.