Explicando o prorgama mais médico
O Programa Mais Médicos (PMM) faz parte de uma série de ações e iniciativas do governo federal para fortalecer a Atenção Primária no Brasil, que representa a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e está presente em todos os municípios, próxima às comunidades. É nesse atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos. O PMM foi estabelecido pela Medida Provisória (MP) Nº 621, de 8 de julho de 2013, posteriormente transformada na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com o objetivo de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa leva médicos para regiões com escassez ou ausência desses profissionais e investe na qualificação e formação deles. Assim, busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão e, ao mesmo tempo, criar condições para garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que recorrem cotidianamente ao SUS.
Principais estratégias do PMM incluem:
1. **Provimento emergencial:** Essa estratégia visa prover emergencialmente médicos para áreas vulneráveis, aprimorando a formação médica nas unidades da Atenção Primária do SUS. O período de provimento é de 3 anos, prorrogável por igual período, intitulado Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB).
2. **Formação médica:** Ampliação do número de vagas para cursos de Medicina e residência médica em diversas regiões do país. Além disso, implementa-se um novo currículo com foco em uma formação mais humanizada, valorizando a Atenção Primária.
3. **Melhoria da infraestrutura da APS:** São realizadas ações voltadas para aprimorar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.
Objetivos do PMM:
I. **Diminuir a carência de médicos:** Especialmente nas regiões prioritárias para o SUS, a fim de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde.
II. **Fortalecer a prestação de serviços de atenção básica em saúde:** Busca-se fortalecer os serviços de atenção básica para garantir um atendimento de qualidade.
III. **Aprimorar a formação médica:** Proporcionar uma melhor formação médica no país e oferecer mais experiência prática durante o processo de formação.
IV. **Ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS:** Desenvolver o conhecimento dos médicos em formação sobre a realidade da saúde da população brasileira, integrando-os às unidades de atendimento do SUS.