Qual a política nacional de saúde bucal

Qual a política nacional de saúde bucal

A Política Nacional de Saúde Bucal, popularmente conhecida como Brasil Sorridente, tem transformado a vida de milhões de brasileiros ao proporcionar acesso gratuito a serviços odontológicos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde, que representam o primeiro ponto de contato dos cidadãos para o atendimento odontológico. Conforme a necessidade, o atendimento pode ser realizado em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além disso, o Brasil Sorridente inclui os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que contribuem para a confecção laboratorial de próteses dentárias.

O Brasil Sorridente abrange diversas ações e programas do Ministério da Saúde, tais como Brasil Sorridente Indígena, Programa Saúde na Escola, Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, Programa Melhor em Casa e Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, entre outros. Além disso, o programa colabora com ações para a qualificação profissional e científica dos profissionais, bem como com a educação em saúde da população.

A meta e o objetivo do programa são oferecer atendimento gratuito e abrangente de saúde bucal para a população brasileira, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para cuidar da saúde bucal no SUS, a porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde (UBS) e/ou Unidades de Saúde da Família, por meio das equipes de Saúde Bucal. A Atenção Primária é responsável pelo primeiro atendimento ao usuário e pelo encaminhamento aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e/ou Hospitais, nos casos em que é necessário um tratamento mais complexo.

Para os cidadãos, há diversas ações disponíveis, como solicitar o credenciamento de Equipes de Saúde Bucal e obter informações sobre as cidades atendidas pelos Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.

Para os gestores, é possível seguir um passo a passo das ações da Política Nacional de Saúde Bucal, além de solicitar o credenciamento de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.

Últimas Postagens

Scroll to Top