Saiba como é o programa academia da saude

Saiba como é o programa academia da saude

 

O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011, foi inspirado por iniciativas municipais que integravam a prática de atividades físicas a outras ações de promoção da saúde. Exemplos de cidades que maximizaram o uso de espaços públicos para inclusão, participação social, lazer e promoção da cultura da paz incluem Recife/PE, Curitiba/PR, Vitória/ES, Aracaju/SE e Belo Horizonte/MG.

O PAS está inserido na Atenção Primária à Saúde e foi concebido como uma estratégia para promoção da saúde e produção do cuidado. Ele é implementado em polos que possuem infraestrutura específica, equipamentos e profissionais qualificados. Esses polos são estabelecimentos de saúde geridos pelas secretarias municipais e distrital de saúde, com apoio das secretarias estaduais e outras entidades para implantação e desenvolvimento dessas estruturas. A gestão estadual da saúde é responsável por promover articulação intersetorial, pactuação de instrumentos e indicadores para monitoramento e avaliação das ações da Academia da Saúde no território.

O Ministério da Saúde é responsável por elaborar as diretrizes e normas técnicas que regem o PAS, além de definir recursos orçamentários e financeiros e estimular pesquisas nas áreas de interesse do programa. O ministério também apoia a implantação das Academias da Saúde em colaboração com os estados, monitora propostas habilitadas para a construção de polos e desenvolve instrumentos e indicadores para acompanhar e avaliar o impacto da implantação do PAS em todo o território nacional.

A Academia da Saúde preconiza diversos eixos temáticos nas suas ações, tais como práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e modos de vida saudáveis, práticas integrativas e complementares, e planejamento e gestão.

As ações oferecidas nos polos do PAS têm o objetivo de complementar o cuidado integral, fortalecer a promoção da saúde e a prevenção de doenças, e promover modos de vida saudáveis para a população, especialmente quando integradas com programas e ações de saúde, como a Estratégia Saúde da Família, as equipes multiprofissionais e a Vigilância em Saúde.

Últimas Postagens

Scroll to Top